Ciclo de cresimento dos pêlos

O folículo do pêlo é uma estrutura anatomica que evolui para produzir e empurrar para fora a haste do pêlo. O pêlo é composto por proteínas chamadas ceratinas e cresce segundo um padrão cíclico contínuo de crescimento e repouso denominado “ciclo de crescimento do pêlo.”

O ciclo tem três fases: Anágena = fase de crescimento activo Catágena = fase de degradação Telógena = fase de repouso Ao período de crescimento (fase anágena), de dois a sete anos, segue-se um período em que o folículo é totalmente degradado. Começa então a fase de repouso (telógena), que dura entre seis semanas e seis meses. O pêlo só cai após o início do ciclo de crescimento seguinte (fase anágena) e então a haste do novo pêlo começa a emergir. Em média, 50–100 pêlos telógenos caem todos os dias. Isto representa uma perda de pêlo normal e explica a queda de fios de cabelo que vemos diariamente no banho e quando penteamos o cabelo. Esses fios de cabelo tornarão a crescer.

A percentagem de folículos em fase de repouso (telógena) varia conforme a parte do corpo. É importante também notar que o ciclo de crescimento dos pêlos pode ser afectado por uma variedade de fatores e provocar uma perda de cabelo (alópecia) temporária ou permanente. Tais fatores são: medicamentos, radiação, quimioterapia, exposição a substâncias químicas, fatores hormonais e relativos à nutrição, distúrbio da tiróide, doenças de pele generalizadas ou localizadas e stress.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin